13.7.06
Onde há fumo há...Filmes!
Duas obras geniais de Wayne Wang e Paul Auster, lançadas em 1995, Smoke e Blue in The Face, dois filmes excelentes, dois geniais argumentos de Paul Auster.
Smoke passa-se em Brooklyn, onde toda a história se passa à volta duma tabacaria, que pertence a Harvey Keitel, onde o fumo, o tabaco, a cigarrilha, o charuto são instrumentos de socialização, pretextos para contar relatos de vida ou uma boa história (e ninguém melhor para contar uma história do que Paul Auster, de quem já li os fabulosos The New York Trilogy e Timbuktu).
Blue in The Face, a sequela, foi filmado em 5 dias, saíu no mesmo ano e foi feito sobretudo com material improvisado entre takes do Smoke e que não foram incluídos no filme.
Dois filmes que fazem falta na videoteca de qualquer cinéfilo que se preze.
O melhor de Smoke: Harvey Keitel e William Hurt, inesquecíveis. O inacreditável talento de Paul Auster para escrever um argumento.
O melhor de Blue in the face: As filosofias de Lou Reed, Michael J. Fox e as hilariantes teorias da cultura civilizacional do tabaco de Jim Jarmuch. Um dos melhores filmes de cinema de "improviso".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário