13.9.06

Nimh, onde páras?

Quando era pequenito, adorava os filmes de animação do Don Bluth. Desde Fievel, Todos Os Cães Merecem O Céu, Rock-A-Doodle, etc. O último filme que vi dele foi o Anastasia, um bom filme que não desaponta mas não tem aquela magia e encanto que só os filmes da Disney conseguem ter. No entanto, há uma obra-prima de Don Bluth que não consigo encontrar em lado nenhum: The Secret of Nimh, que aluguei no videoclube quando tinha 6 anitos, um grande filme de animação que urge recuperar, legendar e pôr à venda. A única vez que encontrei este filme foi num caixote de quinquilharias no Hipermercado Continente de Gaia, mas era em VHS (já não tenho estes aparelhos de vídeo, o que me obrigou a deitar fora e a dar ao pessoal mais antiquado mais de 200 cassetes de VHS) apesar de só custar, na altura, mil paus. Tive pena de não o comprar, pois agora "passava-se" facilmente para DVD. Vasculhei Fnacs, Wortens, Clubes de vídeo vários - só não fui a feiras populares porque já se sabe que lá só se vendem «novidades» em formato pirata.
Entretanto, fica a saudade dum filme de infância, que fez as delícias aqui ao pessoal da casa. The Secret of the Nimh, de 1982, era um dos filmes que, juntamente com o E.T. e o Indiana Jones (o 1º), estava sempre «fora» nos clubes de vídeo, sendo preciso reservá-lo numa longa lista de espera. Ninguém percebe quando digo «longa», pois na altura só havia mesmo uma cópia de cada filme para alugar (lembro-me que eu era o 10º para o E.T.) e bastava 10 ou 20 sócios para «encravar» o filme quase um mês. E os filmes eram mesmo caríssimos. Lembro-me que o meu pai em 1985 comprou o Conan o Destruidor, em VHS, a um clube de vídeo em Espinho por 5 ou 7 contos, uma barbaridade na altura, uma fita manhosa, mal legendada, mal pirateada, com aquele sonzinho de fundo tipo "kshhhhhhh", soando mesmo a gravação de «cassete para cassete».
Outros filmes de Bluth como Fievel - An American Tail (1986), produzido por Spielberg, ou All Dogs Go To Heaven (1989) são mesmo muito bons, aliás geniais ao ponto de ombrear qualquer filme da Disney, mas o que mais gostei foi, sem dúvida, do The secret of the Nimh, que ainda continuo a procurar, por ruas e becos, numa missão incansável e destemida. Podia estar na Fnac a €7,50. Vá lá, ponham a esse preço e não a €25 como é costume, vá lá, ninguém conhece isto. Só eu.
Voz amiga fez-me chegar aos ouvidos que foi feita uma sequela e de facto aqui está, The Secret of Nimh 2: Timmy To The Rescue (1998), realizado por um tal Dick Sebast e foi mesmo mal classificado no IDMB pelos «críticos». Este filme passou-me completamente ao lado, eu que sou fanático por animação, mas pelos vistos deve ter estreado somente em vídeo e voado directamente para os caixotes dos saldos dos hipermercados.

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.amazon.co.uk/s/ref=nb_ss_w_h_/026-6831664-2926845?url=search-alias%3Ddvd&field-keywords=secret+nimth&Go.x=0&Go.y=0

Como dizem no American Pie: "God bless the internet!"

Sabias que há o 2?


Não tenho mandado nada porque não tenho conseguido ir ao cinema... Falta tempo...

Nelson Mendes disse...

obrigado pela dica do 2º filme, não sabia. abraço.