4.9.06

Grandes realizadores que fizeram bons filmes de fantasia nos anos 80. Que saudades...

The Neverending Story, de Wolfgang Peterson, 1984: O melhor filme de fantasia dos anos 80, aquele que nos ficou na memória até hoje. Efeitos especiais completamente datados, uma história competente, interpretações fabulosas, um grande cão branco que voa, um monstro come-pedras, enfim: tudo isto era muito para um miúdo de 7 ou 8 anos naquela altura. Aqui fica a música do genérico, cantada por Limahl, ex-Kajagoogoo, com letra melosa, é certo, mas quem nunca cantou esta música é porque não viveu nos anos 80.
Ouvir aqui.
Para a Patrícia.
Legend, de Ridley Scott, 1985. Um dos melhores realizadores de sempre fez este filme, imediatamente a seguir a Blade Runner- Perigo Eminente, outra obra-prima da ficção científica. Legend: uma história do bem e do mal; a segunda «major role» para o quase desconhecido Tom Cruise. Revi-o recentemente e tem um bocado aquele ar a mofo como se o tivesse retirado duma arca fechada no sótão. Velhinho, mas imaginativo e eficaz.


Willow, de Ron Howard, 1988. Aluguei-o em 1989, porque os filmes só chegavam ao clube de vídeo um ano depois de estrearem no grande ecrãn. Um grande filme de fantasia com o "pequeno-grande" actor Warwick Davis e Val Kilmer. Para rever. Sempre. E ver o que se fazia em cinema de Fantasia, num tempo em que não havia CGI's.

Sem comentários: