O objectivo dos telejornais é meter medo. E o medo leva ao consumo. Os Mass Media, o poder económico e o poder político (a verdadeira Troika que sempre mandou neste país) têm a faca e o queijo na mão e conhecem muito bem a populaça que os elegeu para governar. Sabem, sobretudo, que a populaça detesta ser pobre e, como tal, conhecem todos os fantasmas duma população pobre, analfabeta e envelhecida: Medo do desemprego, da crise, da pobreza, do crime, da solidão e da morte, que é o que faz gerar a economia.
E as pessoas com medo fazem tudo para não viver com esse medo.
Inclusive fazer o que lhes mandam: viver uma rotina de medo, de desespero sorridente.
No final do dia, quando toda a gente chega cansada a casa, do trabalho, e começam a ganhar coragem para tentar mudar de vida no dia seguinte, é precisamente nesta hora que ligam a tv para ver o telejornal. E é aqui que começa o medo: Desemprego, Fome, Depressão, Crime, Crise, Solidão, Morte.
Depois de ver um telejornal toda a gente pensa exatamente isto: «A minha vida, afinal, não é assim tão má, há tanta gente pior do que eu, e eu ainda me queixo...Bem, vou mas é fazer umas compras!»
O medo vence sempre.
E o medo leva ao consumo.
No final do dia, quando toda a gente chega cansada a casa, do trabalho, e começam a ganhar coragem para tentar mudar de vida no dia seguinte, é precisamente nesta hora que ligam a tv para ver o telejornal. E é aqui que começa o medo: Desemprego, Fome, Depressão, Crime, Crise, Solidão, Morte.
Depois de ver um telejornal toda a gente pensa exatamente isto: «A minha vida, afinal, não é assim tão má, há tanta gente pior do que eu, e eu ainda me queixo...Bem, vou mas é fazer umas compras!»
O medo vence sempre.
E o medo leva ao consumo.
Sem comentários:
Enviar um comentário